quinta-feira, 22 de abril de 2010

Eis a Cidade da Esperança, parabéns!

Como se tirar poesia de Brasília!?
Como não interpretá-la como nossa história, inventada! Inventada com o nosso dinheiro e alguns homens de má fé, recheada de esperança e empanzinada de frustrações.
Como não olhar o horizonte em Brasília e ver que o futuro pode ser uma esquina e que se Brasília é uma filha do Brasil e de JK, as Cidades Satélites que tanto sofreram são netas da pátria amada...

O que Getúlio diria sobre Brasília? Ainda tenho a impressão que o Rio é a capital do país, e não é pro eu ser morador, não mesmo!
Brasília, brincadeiras à parte não tem nada de importante fora sua duvidosa construção, fora os desvios de verba pra sua construção e fora o Capital Inicial(que pelo amor de Deus... Não acaba!).
Brasília foi o berço dos Militares, do Sarney, do Collor e finalmente de Lula!
Brasília nos deu a Legião Urbana, nos deu o Arruda, o mensalão e o Clodovil arrasando na câmara!

A capital da esperança me soa como uma anedota, e o Presidente “Bossa-Nova” tinha que entender o que significa o “samba do avião” quando diz:

“Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudadesRio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mimCristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você”


Esqueçam o Tom Jobim, isso é um canto do Brasil, pedindo que a cidade mais brasileira de todas fosse sua capital...
Brasília tem um eterno som de gaita, um nariz sangrando,e um ar seco, os habitantes são eleitos e quem não é eleito não quer ficar por lá!

“Moramos na cidade, também o presidente
E todos vão fingindo viver decentemente
Só que eu não pretendo ser tão decadente não”


Eu não sou ninguém, mas quem disse isso ai foi Renato Manfredini Junior, vulgo Renato Russo...
Se ele que diz, me dê um motivo pra discordar?

Não é pelo Cristo, por Copacabana, por Campo Grande ou pelo Arpoador que o Rio tem a brasilidade, é por mais!

“...Galera do Morrinho, Gogó de São João
Barreira de Rocha Miranda é sangue bom.
Morro do Engenho, Coqueiro e o Estadão
Honório, Guadalupe e a Barão.
Sangue-Areia, Santa Cruz e São João
São Carlos, Santa Marta e Abolição.
Santa Maria, São José e São Mateus
Cidade Alta e Cidade de Deus...”
Danda E Taffarel

É por isso!

Então, pelo amor de Santo Cristo! Aquele que disse “...Meu Deus mais que cidade linda, no ano novo começo a trabalhar...” e depois virou “Santo porque sabia morrer”.

Então vou parando minha singela homenagem à Brasília, nossa queria capital, com minha manifestação!
Santo Cristo! Essa é pra você!

“E João não conseguiu o que queria
Quando veio pra Brasília, com o diabo ter
Ele queria era falar pro presidente
Pra ajudar toda essa gente que só faz...”


Sem mais.
Mario Tito

7 comentários:

Rafael Lourenço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Lourenço disse...

Ahhh, Brasília... faroeste latino! Ah, não, me enganei.

Rebeca disse...

Pelo menos Brasília não será atingida pelas tsunamis...

Não tenho comentário cult subjetivo pra fazer =/

Mario, tu é MUITO chato às vzs, pórrah!

Chris Gar disse...

Quer ajudar as vítimas das chuvas no RJ e não sabe como? O Bleffe tem uma alternativa:

http://bleffepoprock.blogspot.com/2010/04/bleffe-na-ajuda-as-vitimas-das-chuvas.html

Mario. disse...

Não, não quero ajudar.

Karol Gonçalves disse...

"Massa funkeira, não me leve a mal
Vem com paz e amor curtir o festival.
O festival daqui é muito bom
O festival é um jogo de emoção."

Karol Gonçalves disse...

Então o texto sobre Brasília fiou uma bela homenagem ao Rio! Naturalmente!