domingo, 12 de outubro de 2008

Se quer banana tem...

O que são os brasileiros?Quem somos nós?

Somos aqueles índios malditos e explorados, que trocavam ouro por espelhos, sexo oral por perucas e suas vidas inválidas por caprichos jesuítas!
Somos aqueles escravos africanos também, que ao serem esquecidos pelo Deus cristão se apropriaram do papel de animal e de máquina com sentimentos simultaneamente.
Somos aqueles inconfidentes mineiros, os baianos da conjuração!
Aqueles que foram postos para rua, na famosa P.R (propriedade real). Os mesmos que pediram, em seguida, para o filho do Rei ficar e o acolhemos como um de nós, assim como seu neto, que era um de nós!
Fomos Canudos, fomos Antônio Conselheiro.
Não vimos a nossa transição para República, afinal o que é isso? Não votamos no nosso primeiro presidente.
Fomos dos militares no começo, e depois dos barões e até hoje somos velhos, a nova velha república.
Fomos obrigados a votar, e tínhamos que obedecer.

Amamos um senhor gaúcho de poucas falas, que sem ser votado novamente, fazia nascer o amor e o ódio em seus extremos. Disseram-nos que ele se foi...

Vimos o Brasil crescer 50 anos em 5, vimos o líder da revolução cubana,vimos uma vassoura e um resíduo daquele velho senhor gaúcho, que os militares mais uma vez fizeram o favor de tirar de nosso alcance.

Fomos torturados ao nos expressar, pelos mesmos que deveriam nos proteger, vimos nascer mitos e creio que deixamos de conhecer lendas.

Ganhamos algumas copas do mundo, e uma grande dívida com nossos padrinhos ricos, que vira e meche dão um tapa em nossas faces, e ainda sim consumimos o que eles dizem que é bom.

Lutamos pelas diretas, elegemos o Collor, e pedimos pra que ele saísse! O quanto indecisos somos, não acha?Somos aqueles mesmos que botaram no poder um sociólogo que mudou a economia nacional, e posteriormente um sindicalista semi-alfabetizado! Somos volúveis? Não, somos aqueles que perdem metade do seu dinheiro para uma cúpula que nos oferece esmola, e mesmo assim vamos à praia e damos moedas aos mendigos!

Somos aqueles que compram um pão, que vão ao Maracanã e que almejam uma vida melhor! Que assistem BBB e que chegam cansados do trem lotado e dão um sorriso para o filho...

Sou eu!
É você...
Assim mesmo, de climas variados, cores diferentes e religiões distintas.
Por que a gente não junta tudo numa coisa só? Já fizeram isso por nós, prazer somos o Brasil, ou melhor, República Federativa do Brasil.

E que a ordem e o progresso sejam mantidos, mas sem patriotismo, por favor.

Sem mais.
Mario Tito

2 comentários:

Mario. disse...

Escrevi MUITO³, meu maior post!

Desculpem os erros de português,afinal sou brasileiro! =D

Anônimo disse...

ta perdoado ;)