sábado, 16 de outubro de 2010

Tropa de Elite.

Vocês que viram os dois conseguem enxergar uma diferença, alguma semelhança!? Aqui vão os meus pitacos sobre as obras de Padilha.

Uma frase que ficou marcada pra mim no primeiro filme foi uma que seguia assim na voz do, ainda, Capitão Nascimento: “O policial ou se corrompe, ou se omite ou vai pra guerra...”

A primeira questão é que o inimigo não é outro minha gente, o inimigo é o mesmo! É a policia! Cheirar ou não é uma questão moral, de princípios. Se as drogas forem liberadas, acreditem um novo meio de corrupção surgirá, os policiais encontrarão uma nova maneira de extorquir e se aliar ao crime, nada mais!

O filme faz justiça ao botar policiais e bandidos no mesmo lado, e depois mostra que a descriminalização das drogas claramente não acabaria com a criminalidade e nem com a extorsão, um filme segue ao outro e ao contrário do que muitos amigos meus disseram não percebi “tapa na cara da sociedade” nenhum, ou algum de vocês realmente achava que tudo aquilo era diferente!? Corpos são negociados como munição, vidas se transformam em jogo político e segurança é questão de campanha eleitoral.

Padilha não expôs o filme antes das eleições, justíssimo! Isso não é papel dele, é papel de cada um dos que se sentiram “esbofeteados” pelo filme!

Chamam o personagem de Wagner Moura de fascista, como se o crime não fosse algo a ser batido e que a segurança fosse questão ideológica e não moral, os direitos humanos daquele exemplo clássico de esquerdista histérico, o Deputado Diogo Fraga, mostram claramente a proximidade que esse tipo de gente tem com vagabundo, corrupto e qualquer coisa que atinja esse grupo de humanóides dos anos sessenta, tudo é o social, e o moral eles guardam onde?! Enrolado pra depois queimar!?

Coronel Nascimento é o reacionário quando defende o cumprimento da lei, quando percebe que o sistema não é o culpado pelas pessoas que controlam o sistema, e agora vocês vão pintar a cara e ir pra rua, na voz de um personagem a justiça é linda, não acham?

O BOPE de Padilha é violento, mas não se corrompe! Mas só é violento por que há corrupção, conseguem caminhar comigo nesse raciocínio tão óbvio!? É fascista?! Não, é real! É a vida que você não consegue perceber da sua casa com TV de Plasma e da frente desse computador lotado de musica do Los Hermanos! Não se estuda a marginalidade, pessoal do Focault, a marginalidade se vive, e a gente saboreia o preço de repetir falhas em urnas.

Como o Capitão André disse no filme “A única coisa que pode mudar lá dentro, é você mesmo!” e essa é a questão moral que eu trato não é a questão que discute se o seu baseado vai ou não ser vendido na Padaria!

A fome, a educação, a saúde e a segurança não são problemas sociais faz muito tempo, são problemas morais minha gente! O tapa na cara do vagabundo é dado por você, toda vez qeu confirma seu voto, que não cobra que se esquece, sua militancia sazonal é tão bonita quanto o senso ridiculo de justiça que você sai do cinema...
Sua justiça é um filme!

“Ou se omite, ou se corrompe ou vai pra guerra...”

Sacou, cara pálida?!
Ou ainda acha genial dar tapa na cara de vagabundo!?

Sem mais.


Mario.

7 comentários:

Letícia disse...

excelente, sem mais.

Karol Gonçalves disse...

‎"O sistema é foda, parcero!"

Karol Gonçalves disse...

Muito bom! Um dos melhores, Mario!

Do meu computador cheio de músicas do Los Hermanos não senti tapa na cara nenhum. Nem no Tropa 1 com toda aquela violência e a naturalidade com que se mata no Tropa 2... Mas achei genial a surra que o Nascimento dá no secretário de segurança.

Esquerdistas e moralistas histéricos, tráfico, corrupção, fanatismo, usuários de drogas, intolerância... Todos frutos dessa galerinha chamada humanos.

Tem que melhorar isso aí na próxima geração!

Mariana Ribeiro disse...

Maravilhoso, completo e real. :)

Rebeca F. disse...

eu me pergunto pq as pessoas se preocupam tanto com a legalização ou não das drogas e a educação e a desigualdade social nem são lembradas. tanto da partes dos caretões quanto dos revolucionários maconheiros... mas é claro, é a opinião de uma professorinha que ouve aluna contando que foi estuprada, ou mãe que ñ vai a escola saber da filha pq ñ leu o bilhete (por ser analfabeta)... minha opinião ñ vale, já que me disseram que sou mto conservadora =S

Estela disse...

O que me incomoda é priorizar problemas, como se todos nã ofossem sei lá: PROBLEMAS!

Karla Martins disse...

Odorei, sem duvidar o melhor.