domingo, 4 de julho de 2010

Do blogueiro mais velho.

Adolescente é uma coisa inacreditável, você que está nessa fase provavelmente não sabe que está! Você acha que é legal pra cacete pintar o cabelo, beber escondido dos pais, acender um cigarrinho no baile, fumar uma maconha, matar aula pra levar a menina pra sua casa e estourar a camisinha...

É divertidíssimo não ligar pra nada e os pais são idiotas e chatos, todos nós entendemos que você é jovem, e que não vai adiantar muita coisa eu dizer pra você não furar seu corpo todo. Sei que não vai dar a mínima se eu disser que essa roupa é igual a de todos os outros amigos seus, você vai me chamar de velho e antiquado quando eu disser que você não precisa ser bom aluno, mas precisa ter responsabilidades, as responsabilidades de um jovem.

Você não vai ligar...
Eu não liguei, eu não ligo...

Você está na fase que vai fazer as coisas que mais se envergonhará ao longo da sua vida. Nem todos seus amigos serão pra sempre, alguns deles na verdade nunca foram, e fizeram um papel temporal na sua vida, preencheram um espaço vazio que o dia-a-dia causa.

Aquele papo de fim de ciclo de:
- Claro que não acabou aqui, nos vamos ver, seremos amigos pra sempre! Esse é só o começo...

Todos nós sabemos que não será assim.

Carlos viajou pra o Amapá e virou Militar, Cláudia abriu um Bordel no Chile e não volta mais, o namorado de Cláudia era o Robson, esse agora virou Hippie e ta numa aldeia, e vocês sabem como é né? Hippie aprende tudo sozinho, deu dois pauzinhos na mão deles, se bobear vão até a lua. Eu fiquei aqui no blog, e alguns dos velhos viraram de vez amigos de verdade, e essas pessoas acabam virando sua família sem que você perceba não são temporais, são atemporais...

Quando você é jovem o sucesso te enche os olhos, você precisa ser visto e ouvido! Parece que seu grito é o único lúcido no meio do mundo, e você quer mudar o mundo!
Sua voz some junto com sua jovialidade, seus ideais desaparecem quando as contas aparecem, suas matadas de aula viram tiro no pé quando você está a uma semana de se formar e sair de casa, e você percebe que está crescendo, que seus pais ficam velhos e uma hora você terá de retribuir tudo que eles fizeram por você, não é gratidão, não mesmo...
Mas os filhos devem honrar os pais, você será honrado quando tiver seu filho e vai entender que ele vai ser um jovem, desse tipo que citei e que eu fui e que você foi.

Pouca coisa você traz dessa época, experiência de nada você bota na sua bagagem porque nem mala você tem quando está no colegial, o que vem junto contigo dessa época vem como um turbilhão e normalmente não sai mais...

Lembra do que eu disse outro dia desses?
“É preciso conservar copos e amizades”


Então...

Conservem.
E no mais, sejam jovens!

Sem mais, no mais.
Mario Tito;

4 comentários:

Karen Augusto disse...

"- Claro que não acabou aqui, nos vamos ver, seremos amigos pra sempre! Esse é só o começo..."
Não é legal ler isso pra quem está com depressão pré-formatura.

Vc escreve bem. Traduziu meu sentimento de adolescente de algum dia desses.

=*

Richard Spencer disse...

Ótimo texto, retrata mesmo o que sentimos e vemos quando nós mudamos de novos jovens para velhos jovens :P

Rebeca disse...

hoje em dia dou graças a deus por ter saído da adolescência... os amigos perdidos não são mais interessantes assim e os que ainda permanecem, não são tão interessantes assim... o lance é acordar pra ir trabalhar porque a dinheiro é necessário.

Karol Gonçalves disse...

Ah! A adolescência... Toda música ruim e o cabelo pintado são perdoados pelos amigos que ficam pra toda vida!