sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pintura cheia de arte.



“Deixe-me ir, preciso andar vou por ai a procurar, sorrir pra não chorar”


É Mestre Candeia, quase que desisti de escrever sobre o senhor hoje, ta certo que o carnaval ta chegando e a gente poderia perder horas falando de Noel e suas cantigas de fevereiro, Cartola e sua mangueira, falando em Mangueira eu poderia ficar aqui por horas falando de Nelson Cavaquinho, mas não!

O ideal é pensar que toda essa gente é do Rio, sim essa cidade da qual posto esse texto! E quem mora no Rio se preocupa mais em ir pra onde a concentração de sexo grupal fica, e daí, né? Sobra espaço pra foliões que querem carnaval.

Candeia não podia andar, mas sambava! Sambava sem os pés, meu parceiro, sambava com sorriso! Não tem aquela história que diz que “na minha casa todo mundo é bamba, todo mundo bebe todo mundo samba” ? Então marcou a vida de Antônio Candeia!

Me chamo de Católico máximo toda vez que respeito o bom batuque africano que eles chamam de Candomblé! Não é da minha conta quem eles querem evocar, meu amigo, o que me importa é sambar, assim, gingando capoeira, batendo um atabaque, com sorriso na cara! Isso é povo, e deixa o povo ser feliz, ora bolas... Deixa o povo ser favelado, deixa o povo beber e comer feijoada!

-Desce a laranja ae baixinho!

E você?! Ahh vai, vai pra pegação, vai... Me deixa com as minhas Universidades da Vida que chamam Agremiações e que transmitem felicidade e paixão para moradores das comunidades, integrantes das alas e contempladores do espetáculo que segundo alguns é “...o maior show da terra...”, cada integrante batendo no peito com orgulho de fazer parte daquilo, e eu não to nem ai se você acha que é máfia, se você pensa que a imprensa controla resultados, sabe por quê?

No final da samba, feijoada e cerveja.

Mas como diria o aluno pagodeiro Arlindo Cruz o Mestre Candeia, professor nos ensinará:

Não, não basta ter inspiração
Não basta fazer uma linda canção
Pra cantar samba se precisa muito mais
...”

Precisa sambar, Candeia! E você sambava e seguiremos seu exemplo, e o exemplo de sua Portela!

Até breve pessoas estranhas

Sem mais.

Mario.

2 comentários:

Karol Gonçalves disse...

Bonito!
"Candeia não podia andar, mas sambava! Sambava sem os pés, meu parceiro, sambava com sorriso!"

Bonito demais!

Lembrei o que eu quase estava perdendo sobre o escritor...

E por um carnaval com mais foliões que querem carnaval a brucutus de micaretas!

Karol Gonçalves disse...

E Arlindo não é pagodeiro, parceiro!