sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pintura cheia de arte.



“Deixe-me ir, preciso andar vou por ai a procurar, sorrir pra não chorar”


É Mestre Candeia, quase que desisti de escrever sobre o senhor hoje, ta certo que o carnaval ta chegando e a gente poderia perder horas falando de Noel e suas cantigas de fevereiro, Cartola e sua mangueira, falando em Mangueira eu poderia ficar aqui por horas falando de Nelson Cavaquinho, mas não!

O ideal é pensar que toda essa gente é do Rio, sim essa cidade da qual posto esse texto! E quem mora no Rio se preocupa mais em ir pra onde a concentração de sexo grupal fica, e daí, né? Sobra espaço pra foliões que querem carnaval.

Candeia não podia andar, mas sambava! Sambava sem os pés, meu parceiro, sambava com sorriso! Não tem aquela história que diz que “na minha casa todo mundo é bamba, todo mundo bebe todo mundo samba” ? Então marcou a vida de Antônio Candeia!

Me chamo de Católico máximo toda vez que respeito o bom batuque africano que eles chamam de Candomblé! Não é da minha conta quem eles querem evocar, meu amigo, o que me importa é sambar, assim, gingando capoeira, batendo um atabaque, com sorriso na cara! Isso é povo, e deixa o povo ser feliz, ora bolas... Deixa o povo ser favelado, deixa o povo beber e comer feijoada!

-Desce a laranja ae baixinho!

E você?! Ahh vai, vai pra pegação, vai... Me deixa com as minhas Universidades da Vida que chamam Agremiações e que transmitem felicidade e paixão para moradores das comunidades, integrantes das alas e contempladores do espetáculo que segundo alguns é “...o maior show da terra...”, cada integrante batendo no peito com orgulho de fazer parte daquilo, e eu não to nem ai se você acha que é máfia, se você pensa que a imprensa controla resultados, sabe por quê?

No final da samba, feijoada e cerveja.

Mas como diria o aluno pagodeiro Arlindo Cruz o Mestre Candeia, professor nos ensinará:

Não, não basta ter inspiração
Não basta fazer uma linda canção
Pra cantar samba se precisa muito mais
...”

Precisa sambar, Candeia! E você sambava e seguiremos seu exemplo, e o exemplo de sua Portela!

Até breve pessoas estranhas

Sem mais.

Mario.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sentidos prontos, enlatados e frios.

Cara, você sempre tem um caminho melhor que essa escuridão que você escolheu como prioridade. Presta atenção, nunca comece a escrever pensando em como vai terminar, estraga o começo, entrega o final e o desenrolar sempre parece um grande verso sem fim, vai por mim...

Se você se sente melhor usando o seu melhor modelo no cara errado, faz sentido essa camisola da sua mãe! Toda vez que você acorda com ele você não sabe se é você mesmo ou se seu café estava com sódio. Nossos ex-amigos escutavam através da porta de madeira, não chame nossa cidade de fantasma só por conta do calor, a gente se desequilibra, mas o mundo cantará nossa música pra sempre, tire essas peças íntimas do nosso chão, você é melhor que isso.

Na terra agora todos fecham o raio da própria visão pra me chamar de cretino e antiquado quando chamo de valores o que eu aprendi em vida, hoje valem tanto quanto seus porres de vergonha alheia. Vai até a esquina e dê tudo de si, ainda é quarta-feira e seu dia tem que render o tanto quanto você dormiu e reclamou até seus óculos desenharem o dia pra você.

Pegue seu dia enfie tudo num copo com a Vodka mais barata que você encontrar no mercado da esquina e vire de uma vez só, você tem a chance de se mover até o Nirvana te atingir ainda fora da cama, não faça sentido! Fazer sentido é muita coisa pra quem só se importa com sentidos prontos, enlatados e frios.

Você tem alguns dias pra se esquivar, a noite não perdoa e quer sugar toda sua auto-estima com dores de cabeça e ressaca moral.

Conte comigo depois que acabar! Agora vou dormir que já ta tarde e meus óculos dormem na minha cara pra eu não perder por um segundo o raio da minha visão.


Sem mais.

Mario.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Créditos Fatais.

Então, estou de volta, e você? Está pronta? Estou ciente de que os créditos finais desse filme já estão passando e não vi meu nome nos agradecimentos... Mas como não!? Esse filme retrata a minha história, os meus erros, as minhas vontades e como eu quero que seja o final...

Esquece, Rapaz, você não tem o que querer você só é movido por paixões, e nós sabemos que as paixões afogam o homem. Vou explicar melhor no texto que segue.

Quanto mais o homem sabe, menos ele se engana e com isso todos nós temos que concordar para a continuidade do raciocínio.
O homem que sabe mais controla melhor sua razão, quem controla melhor a razão chamarei de racional. E o que podemos ter como o contrário disso?! O passional! Não concordam?
Logo um homem racional controla melhor sua razão e o passional não tem controle da razão, logo é movido por instintos emocionais, e nós sabemos que a emoção não é equilibrada e precisa da razão para contrapor o peso.
Se a razão é feita de um homem que sabe mais, a emoção (ou as paixões) é feita de um homem que pensa menos e que age por ímpeto (estou repetindo muito essa palavra vou achar um sinônimo).
Logo, quanto mais um homem sabe de si, mais ele age de acordo com sua mente, e o contrário significa que quanto menos um homem sabe de si ele age passionalmente e é afoito.

Agora com tudo explicado, rapaz, por favor, não se entregue assim a essas paixões, elas vão te afogar em si mesmo, na sua falta de conhecimento e de razão, e eu duvido que seja isso que você deseja!

Aceite que aquele filme não fala de você, não fala de ninguém, são diálogos que começaram no meio, e que não sabemos se terminou bem ou não, os créditos atrapalharam. Admitirei estar errado se você adiantar meu carnaval, já é fevereiro...


Sem mais.

Mario Tito.