segunda-feira, 31 de março de 2008

Com a palavra: A Cultura!

O que você define por cultura? O que você considera cultura? Como conseguir cultura? Acho que a cultura deixou de ser um valor solidário, e passou a ser uma arma que pessoas que se sentem com tal força, usam pra teoricamente subir em cima de outros que elas pré-julgam não ter.
Não creio que cultura seja apenas um ato de consumo de livros, discos, quadros, filmes e artes em geral. O ideal seria cada um se interessar pelo o que gosta, cada um saber sobre o que quer saber, não culpando o outro por não abranger sobre o assunto.
Lembrar que sua informação sobre coisas desnecessárias, sobre assuntos gerais não te faz um cidadão, lembrar que sua malandragem e astúcia também não te fazem.

“Sejamos realistas, e desejemos o impossível” (1968; frase pichada em um muro francês.)

Cultura é vivência, convivência, tombos e reerguidas. É muito cruel e cético usar do seu poder aquisitivo, de sua posição social pra se pôr em um patamar acima de alguém.
Livros, discos, quadros, filmes em geral LHE fazem feliz. Não te fazem mais ou menos que nenhum de nós.

Viva a divergência cultural! Cada um tem seu conhecimento específico da sua própria cultura e vida!

Sem mais.
Mario Tito

sexta-feira, 28 de março de 2008

Com mais...

Estar na fossa é tão moderno... Eu adoro coisas modernas!!!
É tão atual ser só, sofrer por amor...

Ah como eu queria uma praia agora, como eu queria ser feliz...

É tão bom estar na fossa, é tão bom ser rejeitado que da vontade de se apaixonar todos os dias.




Amo você que está lendo.



Sem mais.
Mario Tito.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Todos somos Bregas

Já repararam como é cruel o depois? Porque depois, já passou é tempo demais. E esse tempo também? O que esperar dele se não nossa própria vida como prestação.
Hoje vejo que muitas das coisas não são pra sempre, quase nada, nem a gente é pra sempre, nem o que dizemos e o que fazemos... Uma hora tudo isso vai ser esquecido.
Esse blog, você que está lendo, eu, o que pensamos e sentimos, enfim...

Cara, o depois pode de fato, ser tarde demais pra qualquer decisão, ligação palavra, “Eu te amo”, “Eu te odeio” e afins... O depois pode tirar de você o agora! Porque deixando o instantâneo pra depois você não estará vivendo absolutamente nada, vai continuar a esperar a ocasião certa.

Diga não ao depois, ao “mais tarde”... O agora que conta, o depois pode não vir...

Parece brega frase de comedor de torresmo, de ouvinte de dupla sertaneja ou sei lá! Não é conselho de mãe nem de amigo, é apenas um grito.

Amem. Gostem. Sintam. Vivam.
A gente só tem essa vez, só essa.



Sem mais.
Mario Tito.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Alvorada bem-aventurada

Sinceramente eu não sei que horas irei postar isso, mas agora são exatamente 05h27min da manhã e eu completarei 24 horas acordado daqui a pouco...
Acho que a madrugada está me fazendo bem nesses últimos dias, para muitos tudo é muito turvo, quieto e pavoroso. Notívagos são as pessoas que funcionam à noite, no meu caso, agora vejo o sol discretamente fazer o breu da ex-noite dar lugar a uma alvorada cinzenta de uma manhã chuvosa.
O fundo azul da televisão me parece pertinente ao DVD, que não prestei atenção no fim, na verdade não gosto muito de filmes eles me parecem na maioria das vezes quimeras inatingíveis, uma miragem vã de felicidade, assim como essa alvorada nostálgica, que me faz tão bem e mal ao mesmo tempo. É um paradoxo matinal...

Sem lições de moral, sem teorias, acho que percebemos quando um dia será bom ou ruim pelo seu despertar, O Bom humor matinal faz bem... Acho que um bom dia e um sorriso matinal não faz mal a ninguém, mesmo!

Agora farei um café, tomarei um banho frio, e voltarei a dormir porque estou precisando, e essa minha vida boa vai acabar...
Viva às madrugadas, noites e alvoradas! Na calada nem nós mesmos ouvimos nossos gritos.
“... a manhã é tão negra e o dia tão fugaz...”


Sem mais.
Mario Tito. (05h48min)

terça-feira, 25 de março de 2008

Salve nossa urgência de viver!

Salve nossa urgência de viver!

Acho que a minha simplicidade está se perdendo, junto com o que eu estava acostumado a dizer, mas aos poucos vou me reajustando...

São coisas passageiras, são apenas chuvas de verão, assim são os males e assim é a vida! O ontem, o amanhã e o hoje se tornam uma coisa só, e nos vemos reféns do que dissemos culpado pelo o que fazemos e com medo do que ainda vamos pensar.
Quem não está pronto pra isso que se tranque ou se esconda! Não vamos mais nos envergonhar de atrasos, antecedências ou pontualidades e nem nos fazer vítimas das circunstâncias. O ser humano apresenta dificuldades pra ser feliz, pois sente falta do passado, reclama do presente e espera muito mais do que pode do futuro.

Não é preciso saber viver, como disse Roberto Carlos, é preciso apenas viver, sem medo sem pontos, sem se esconder ou se acometer do que quer ou pensa...

Mais vale dois minutos de um rosto vermelho e sincero de vergonha, do que a vida inteira de um sorriso amarelo forçado...

Sem mais.

Mario Tito.

sábado, 22 de março de 2008

Cobaias de nós mesmos

Será que estamos nos tornando cobaias de moldes?
De padrões de culturas que não são nossas? Ou será que titular isso de padrão se tornou um clichê?
Na verdade nossa cultura é indígena, negros e europeus apenas ajudaram na mistura étnica e cultural. Então posso dizer que importamos cultura desde o dia do nosso “achamento” (pois o Brasil não foi descoberto, e sim achado) ou que simplesmente cultura é global, e que dizer que o hambúrguer é americano é uma idiotice tamanha. O hambúrguer é do mundo!
Assim como a música, como os temperos,como as modalidades esportivas.
Viva à cultura terráquea.

Mario Tito.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Na minha concepção...

Ontem eu estava conversando com uma amiga sobre a questão do “ponto de vista”, que sempre é usado como pretexto para fugir de um confronto de opiniões.
Mas pensem comigo, Todos nós vemos as mesmas coisas temos o mesmo ponto de vista, mas a maneira que moldamos o que vemos nos nossos conceitos, pudores e concepções.
Acho imprescindível para todos nós, acostumar-se com esses paradigmas que cada um de nós cria involuntariamente.

Cara...
Como eu estou chato hoje!

Mas é sério queria fazer esse comentário ranzinza sobre a nossa conduta com relação a isso.

Só não somos pessoas melhores, por conta do nosso anseio de termos sempre nossa opinião antes da de todos.



Por hoje fico por aqui, mas claro galera tudo isso que eu disse, é “só questão de opinião” ou de ponto de vista, como preferirem.

Sem mais.

Mario Tito.

quarta-feira, 19 de março de 2008

E o Rio de Janeiro continua lindo...

A parte mais bonita do Rio nós encontramos em cada esquina, em frente à praia, dentro da favela, na parte de baixo do sobrado. É o lar dos amigos, de encontros às escondidas, de negociações, de flertes, mágoas, risos e solidão até.
E que lugar é esse?
É dos bares cariocas que estou falando, da cerveja gelada, do salaminho, da gritaria em dia de jogo da felicidade em plena segunda-feira.
O melhor remédio pra qualquer mal, a cura pra qualquer doença, o melhor lugar para espairecer, para juntar os amigos pra sentir a vida.

Meu conselho?! Vá a um bar, tome um refrigerante, uma cerveja,sei lá assista um jogo do Vasco.

Seja feliz.

Sem mais.

Mario Tito.

terça-feira, 18 de março de 2008

Boemia, aqui me tens de regresso

Escutei uma frase agora pouco, que me fez escrever hoje:

“... Palavras são como boêmios, só saem à noite...”


Nada mais lindo que o aconchego vagaroso da boêmia, nada mais belo que as surpresas noturnas, nada mais bonito que a lua fria. E é justamente nela que me dedico a compartilhar meus pensamentos com os poucos visitantes disso! Com os pacientes leitores dessas besteiras emboloradas e cheias de eufemismo, digo que quem vive de noite é mais feliz e menos alucinado pelos “ruídos da manhã”.


Bendita madrugada entre as mulheres, homens, curiosos e macambúzios.

Sem mais.

Mario Tito

domingo, 16 de março de 2008

Romances e Nuances

Ah romances, hoje ouvi um cara dizer: “Eu te amo” e ouvir um repentino silêncio. Já li e ouvi coisas distintas sobre sentimentos em geral, muitos clichês e muitas sacadas geniais, mas absolutamente nenhuma consegue ser sincera ao ponto que os sentimentos realmente merecem.
Amores aleivosos, amizades fraternais, excitações platônicas e ódios candentes.
Chacotas à parte percebi que existem sentimentos tão sinceros, mas tão sinceros e puros que chegam a machucar quem sente, amores tão imensuráveis que fogem do controle do ser humano.
Disseram-me que o amor era o ridículo da vida, e que à pureza perseguida na verdade NÃO existe. Não se pode ambicionar pureza em um sentimento que traz consigo outros sentimentos secundários como; Tesão e paixão.
Não, o que eu aprendi com livros e discos, é que as minúcias não fazem um amor, o que faz um amor é simplesmente o próprio.
Quem disse que amar não dói? Dói até mais do que odiar...

Mario Tito.

sábado, 15 de março de 2008

Megalópoles solitárias

REPOSTAGEM

No meio do século XI nos encontramos num paradoxo da modernidade.
As megalópoles mais populadas, são as que nos trazem mais a sensação de vazio, de solidão mesmo sabe?
Na correria de carros, fast foods, aulas e trabalho, nos vemos com um ipod (que na minha, opinião foi a maior invenção dos últimos tempos) nos ouvidos e cheios de boas intenções com desconhecidos.
O tédio é uma dos sentimentos mais inovadores que existe, são os pequenos detalhes do dia-a-dia que nos salvam, “... Detalhes tão pequenos de nós ‘todos’...”, acho que é bem por ai, precisamos mesmo é de uma pausa maior pra um café, porque esse corre-corre só faz nos sentirmos estranhos de nós mesmos, e com isso cada vez mais sozinhos em lugares cada vez mais cheios.

Mario Tito.

Eu acho...

Dentre os muitos defeitos dos seres humanos, um dos maiores é o de “achar”. Tentar decifrar, adivinhar a mente humana é um dos maiores desacertos cometidos pela nossa espécie.
Tentar supor o que os outros pensam é o maior caminho para o erro.

Hoje estou meio sem o que escrever, mas “achei” que seria interessante escrever isso aqui, e também “acho” que vocês vão gostar, e espero que concordem também com o meu “achado”, lembrando que cometi o erro que citei acima.

“Quem ’acha’ muito se perde”.

Sem mais.

Mario Tito.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Santa Chuva

Essa chuvinha...

Acordei tão apaixonado hoje, por quem? Sei lá, a paixão é tão ilógica, tão platônica tão ao acaso... tão apaixonante.
A chuva é uma dádiva saudosa e cadente, faz a gente ficar com os cotovelos apoiados na janela relembrando,se arrepiando e com os olhos marejados.
Como é bom sentir!
Como é bom ser! O quê? Ahh qualquer coisa, não importa o que,mas seja!
Por hoje fico por aqui, vou preparar um café bem forte e assistir ao espetáculo magistral dos céus.
Sem mais.

Mario Tito

quinta-feira, 13 de março de 2008

Inconfidência do Google

Nos anos da ditadura a música e a escrita foram uma forma violenta de protesto,lembrando bem que a ditadura já passou, estamos em outro século, temos outros problemas, e o despotismo que nossos pais viveram hoje é matéria de vestibular.
Acho do fundo do meu coração que o Orkut não é um meio de protesto, não te faz revolucionário, e menos ainda é uma arma para agredir nossos coronéis.
E na maioria das vezes esses Tiradentes interativos são pessoas que apenas protestam, pelo simples prazer de... Protestar!
Como se fosse a nova onda do verão:

-Proteste você também! Sobre o que? Ah não interessa...

Essa geração tem coisas bem mais importantes pra serem postas em pauta, se metade dessa gente tivesse presenciado e vivido o que foi a ditadura, o que foi a deportação, garanto que iriam ter medo,e voltariam pra sua maconha bancada pelos seus pais.
Usem a internet, e parem de se masturbar, por favor!

Mario Tito.